Trevo (Trifolium)
Se há planta que em todo o mundo é reconhecida como o símbolo da sorte, essa planta é o trevo, em particular, o trevo-de-quatro-folhas. Além da associação à sorte, com origem nas tradições dos povos celtas, o trevo-de-quatro-folhas tem outros significados (saúde e harmonia, por exemplo) e é uma planta bastante rara. Ao longo dos tempos, vários povos o consideraram sagrado e faz parte do imaginário de muitas histórias e lendas. A própria forma de cruz perfeita remete-nos para algo sagrado, para o equilíbrio e união plena. Segundo reza uma lenda, quem encontrasse um trevo da sorte chamava a si os poderes da floresta e recebia a sorte dos deuses. Outra lenda refere que por cada trevo-de-quatro-folhas que se apanha, outros seis nascem em seu lugar, multiplicando dessa forma a sorte para todos, as boas energias, o amor, a prosperidade, a fortuna e a saúde.
Antigamente, as pessoas atribuíam a cada folha do trevo seu significado: amor, esperança, fé e sorte. Por outro lado, as folhas podem representar os quatro pontos cardeais, as quatro estações do ano, os quatro elementos da natureza e as quatro fases da lua.
Podemos então perguntar porque motivo os trevos-de-quatro-folhas simbolizam a sorte? Por princípio, quem encontra um trevo de quatro folhas já se pode considerar uma pessoa cheia de sorte, pois são muito raros. Calcula-se que para cada 10 mil trevos de 3 folhas se encontra 1 de 4 folhas.
O surgimento de um trevo-de-quatro-folhas numa planta de três pode quase ser considerada uma anomalia genética. O trevo de três folhas é considerado uma erva daninha, pela sua facilidade de propagação. Apesar de extremamente raros, é possível encontrar trevos com mais de cinco folíolos.
É comum encontrarem-se motivos relacionados com trevos em vários objectos do quotidiano, tais como: estampas de roupas, bordados à mão, colares, chaveiros, tatuagens, entre outros.
Devido á elevada procura de trevos-de-quatro-folhas em determinadas épocas do ano, sobretudo aquelas ligadas às tradições celtas ou à Irlanda, surgiram empresas que vendem trevos em vasos, como encantos afortunados.