A camomila é uma planta medicinal muito apreciada pelas suas infusões. Trata-se de uma aromática que apresenta caules glabros muito ramificados, que poderão atingir uma altura entre quinze e sessenta centímetros. As folhas da camomila são compostas e finamente pinadas. As flores apresentam um receptáculo oco em forma de cone abaulado. A camomila possui capítulos semi-esféricos com flores amarelas tubulares , rodeadas de flores liguladas brancas, que ao chegarem a determinado estado de desenvolvimento, antes de secarem, inclinam-se para baixo.

A camomila é também conhecida como: camomila-vulgar, margaça, camomila-alemã, camomila-dos-alemães, camomilha, camomila-comum, macela-galega ou macela-nobre. Esta bela planta é muito comum encontrá-la a crescer em campos abertos, em terrenos baldios, à beira dos caminhos e em zonas de entulho. É também frequente em campos de trigo ou centeio e em solos preferencialmente argilosos e pouco calcários.

Utilizações da camomila

A camomila é uma das plantas medicinais mais famosas, sobretudo, devido ao aroma muito intenso que exala e às numerosas substâncias activas que possui. São por demais conhecidas as suas propriedades com ação anti-inflamatória, todavia, a ingestão prolongada de infusões de camomila pode tornar-se prejudicial à saúde. Todavia, não deve usar-se durante a gravidez.

As infusões de camomila poderão fazer-se com as flores secas da planta ou compradas em formato sachê, em lojas de produtos naturais, farmácias, para-farmácias e nos supermercados. Na infusão pode usar-se apenas camomila ou combinada com outras plantas, tais como: hortelã e erva doce. Possui propriedades calmantes (sobretudo para controlar a ansiedade), antibacteriana, anti-inflamatória, anti-espasmódica e estimula a cicatrização. Além disso, a camomila usa-se para tratamentos de irritações da pele, sinusite, resfriados, ansiedade, inflamações nasais, má digestão, diarreia, insônia, nervosismo e insónias.

Existe uma planta muito semelhante à camomila. Chama-se matricária (Tripleurospermum permaforatum). Esta planta difere da camomila, principalmente por duas características: não possui o forte aroma da camomila e possui um receptáculo semiesférico maciço ( o receptáculo da camomila é oco).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Também podes gostar...